CONFUNDIR-SE É UM ERRO. CONFUNDIR É PRECEITO DE TALENTO INCOMPREENDIDO.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Irônica


Agora eu vou ironizar. Não aquelas ironias super radicais que estamos acostumados a escutar de um amigo ou amiga próximos. Muito menos a ironia prima da maiêutica; aquela originada do método socrático...

A ironia a qual me refiro é aquela figura de linguagem (repito, não tão radical) que nos deixa em uma posição um pouco constrangedora diante de determinada situação. Você já foi vítima de uma brincadeira irônica? Se a resposta for sim certamente você ficara se perguntando o porquê daquela ironia direcionada a você. É justamente este o mal sofrido por nós: ficamos perdendo muito tempo imaginando o que essa terceira pessoa quis (ou quer) nos dizer. Já imaginou se o tempo perdido por nós tentando decifrar o que alguém quis nos dizer através de uma ironia fosse investido em alguma outra coisa realmente necessária para nós, além dessa curiosidade com um toque de perda de tempo?

Eu quero chegar em um assunto que toma um caminho parecido com essa afirmação que fiz nos parágrafos anteriores. É justamente o que nos faz perder tanto tempo em nossa vida. Vamos deixar de perder tanto tempo assim. Acredito que nossa vida é tão simples de ser organizada. Ao invés de ficar pensando "o que ele (a) quis me dizer", pergunte ao próprio. O risco de perder uma amizade não é maior por isso. Pelo contrário: se uma pergunta é feita a uma pessoa que você considera sua amiga e se nota a infidelidade da resposta, no mínimo não se pode ter essa pessoa com amigo (a), de fato. Vamos aproveitar nosso tempo para fazer coisas boas, proveitáveis para si próprios e para os outros, indiretamente, também.


Augusto de França

12 Comentarios:

Anônimo disse...

Ser um pouco irônico as vezes faz bem. rs

Tô ficando neurótico.
www.neuroticando.blogspot.com

Anônimo disse...

Quase toda pessoa que utiliza da ironia para se expressar está tocando numa ferida que julgar existir e que precisa ser cutucada. Muitas vezes não damos conta de nossos problemas por si só e precisamos desta reflexão causada pelo outro.
Até mais...

Unknown disse...

vamos aproveitar a vida...com ironia ou sem...que tudo sempre da certo...

Fabiano disse...

Ironia é uma das piores formas de querer atingir alguém. Confesso que as vezes já usei desse artifício, mas hoje lido com isso melhor. Acho que a maturidade me ajudou.

Lily disse...

Eu sou completamente irônica. É um defeito meu... Mas acho que lido bem com isto. E as pessoas que me cercam também. :)
Obrigada pelo seu comentário.
Estou seguindo-te.

Beijos

D. Delarge disse...

ae... agora temos Augusto de volta... seja bem vindo novamente...

Ironia é um prato que deve ser comido durante e apos cada refeição...

N@aty disse...

NASCEMOS DE UMA IRONIA; CRESCEMOS E VIVEMOS EM UMA IRONIA; E, MORREMOS POR UMA IRONIA

Carol disse...

viva a ironia ;}

G+ disse...

Ironia é uma péssima forma de antingir alguém. Ótimo blog, parabéns ! :D


www.gabrieltododia.blogspot.com

Raphael disse...

Tem gente que não se apercebe do motivo da ironia. Quando é o caso, vale a velha máxima: perguntar não ofende.

Rafael 10 disse...

eu preciso d tratamento, pq sou ironico ao maximo q se pode imaginar! n da, estou perdendo amigos rsrsrsrs to zuando, mas sou mt mt coisa msm!

http://rafoguense10.bloggeiros.com/index.htm

Anônimo disse...

eu tenho esse defeito
sou muuuuuuuito ironico com os outros O_O
sei que é chato maaaaaaaaaaaaas...

Postar um comentário

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." (Michel de Montaigne)
.
Defenda sua opnião